OXÓSSI







Dia da Semana: Quinta-feira
Cores: Azul-turquesa e azul com dourado
Comida: Milho cozido com coco ralado (Axoxó)
Saudação: Ará Um Xê, Koke Odé!
Domínio: Matas e Campos de Agricultura


O Deus dos caçadores seria irmão mais moço de Ogum e filho de Yemanjá. Seu culto é muito popular no Brasil e em Cuba, mas está praticamente extinto na áfrica. A explicação pode estar no fato de acidade de Ketu ter sido dizimada no século passado. Por esta razão, no Brasil se confunde esta divindde com Odé.

Oxóssi ou Odé foi rei de Ketu. Sua origem lendária conta que durante os festejos da colheita de Inhame , no palácio real de Olofin, em Ifé, este havia esquecido das oferendas às feiticeiras (Yammis Oxorongá). Por vingança, elas mandaram ao palácio um imenso pássaro que planou sobre a multidão e pousou no telhado do palácio. Desesperado, Olofin convocou quatro Oxos (caçadores), mas só o último deles, Oxotakanxoxo (O atirador de uma única flecha) conseguiu matar o animal e passou a chamar-se Oxóssi, o caçador amado pelo povo.




OS FILHOS DE OXÓSSI NO AMOR

O HOMEM DE OXÓSSI

O filho de Oxóssi tem muito medo de ser rejeitado pela pessoa na qual está interessado e então espreita bem o seu alvo antes de atirar sua flecha. Não é difícil identificá-lo. Tem apar~encia tímida e, num grupo, é sempre aquele que ouve muito antes de expressar suas opiniões. Age assim também nos assuntos do coração. Cuidadoso, vai demorar muito a se declarar, mas quando o fizer, a mulher se surpreenderá porque encontrará nele um homem expansivo, disposto a cercá-la de tudo o que estiver ao seu alcance. A mulher por quem se apaixonar nunca passará vergonha, fome ou necessidade. Por ser cuidadoso na escolha da parceira, ele também é muito ciumento. Traí-lo significa perdê-lo. O melhor é cercá-lo de todas as atenções.


A MULHER DE OXÓSSI

Geralmente, a filha de Oxóssi chama atenção dos homens pelo corpo bonito, com seios, pernas e quadris  fartos. Mas por trás dessa aparência superfeminina esconde-se uma verdadeira guerreira, disposta a tudo para agarrar o homem da sua vida. é aquela que sustenta qualquer problema de seu companheiro, que está sempre ao seu lado e não o deixa cair. Apesar de ter atitudes firmes, que indicam grande auto-suficiência, ela vive à procura de sua outra metade e entrega-se totalmente quando ama. Por isso, exige do homem a mesma coisa e sofre demais por ciúme. Para ela, o companheiro ideal deve ser forte, inteligente e dominador nos assuntos sexuais. Em troca, ela "esquentará" o mais frio dos mortais.

AFINIDADES

Com mulheres de Oxunmaré, Yansã, Oxalá, Ewá, Oxum e Yemanjá.


AFINIDADES

Com homens de Oxunmaré, Oxalá, Exu, Oxanguiã, Ogum e Oxóssi.


Bibliografia Consultada:
Dicionário Antológico da Cultura Afro-Brasileira - Eduardo Fonseca Jr.
Revista Planeta - Edição Especial Orixás - Número 126 - B
Revista Destino - Edição Extra 1992 - Os Orixás e o Amor, por Eduardo Fonseca Jr.

Contato | Anuncie na Yorubana | Desenvolvido por Yorubana - 2007-2011